[Paulicéia extra] 11 coisas para fazer em São Paulo, por @sp24hrs
Pode abrir, hoje o email está aberto pra geral \o/
TL;DR 👉 130 anos da Avenida Paulista, a abertura do Museu Judaico, x-coração de frango na Lapa e outras coisas mais, indicadas pelo Renato Salles, editor do site Chicken or Pasta e do instagram SP24hrs.
A edição de hoje com as dicas da semana em São Paulo é gratuita. Se quiser continuar a receber os boletins com sugestões de coisas legais para fazer na cidade, enviado todas as sextas-feiras, apoie o projeto a partir de R$15. Conheça as modalidades e benefícios.
Olá, eu sou Renato Salles, paulistano com a paulistanice encrustrada na alma, arquiteto pisciano sofredor, editor do site Chicken or Pasta e do perfil do insta @sp24hrs, que tenta olhar a nossa Pauliceia com olhos mais poéticos todos os dias.
130 anos da Paulista
A avenida mais icônica da cidade sopra velinhas essa semana com uma programação bem bacana no domingo, dia que ela vira uma longa praça para as pessoas. Tem show de Luedji Luna, Nando Reis, Bixiga 70 e outros, tudo de graça.
Saudade Carnaval
Enquanto estamos suando frio com o vai-não-vai do Carnaval em fevereiro, nesse sábado dá para matar um pouquinho a saudade da folia paulistana com um cortejo preparado pelo bloco Ilú Obá de Min. O bloco sai da lateral da Estação da Luz e vai até até o Sesc Bom Retiro.
Indígena e pop
O grafiteiro-artista Crânio é conhecido por seus índios azuis cobertos de logomarcas de grifes, que fazem uma bela crítica à americanização do brasileiro. Ele está com uma exposição individual maravilhosa na Usina, novo espaço da Galeria Luis Maluf na Barra Funda.
Semana de 22
Ano que vem comemoramos os 100 anos da célebre Semana de Arte Moderna de 1922, e as festividades já começaram. O centro cultura da FIESP abre hoje a expo 'Era uma vez o Moderno', com 300 obras e documentos dos mestres do modernismo brasileiro. Estão lá o diário da Anita Malfatti e a carta de Mario de Andrade contando para Tarsila que rompeu com Oswald. Vai ser imperdível!
Vietnam raiz
Não é novidade, mas eu só conheci recentemente o Bánh Mi, um restaurante de comida vietnamita raiz na Bela Vista que vale a visita. A casinha por fora esconde um pequeno paraíso cheio de estímulos sensoriais no sabor e no ambiente. Mas tem que reservar!
A praça do verão
Há umas duas semanas abriu um novo hot spot em Pinheiros, o Lote, que promete ser um dos pontos de encontro desse verão. O espaço é literalmente um lote aberto com intervenções artísticas nos tapumes que o cercam, e lá rolam shows, discotecagens, comidinhas e drinks. Tudo a céu aberto, com distanciamento, como manda o figurino pandêmico.
História judaica
Finalmente SP ganha um Museu Judaico para chamar de seu. Aberto no último domingo, o museu ocupa o templo Beth-El, construído em 1932 e que estava em processo de restauro desde 2012. Não faça como eu e dê com a cara na porta: reserve sua visita e aproveite.
Xis gaúcho
Desde que me mudei para a Zona Oeste, estou tentando desvendar esses lados da cidade que antes visitava pouco. Acabei por descobrir um boteco gaúcho real-oficial que serve o tradicionalíssimo X-coração com cerveja Polar (e outros rótulos menos gaudérios). O Tosquinho faz jus ao nome, mas em tempos de gourmetização, dá um abraço no coração.
Mestre Zalzupin
O nome pode ser pouco conhecido do grande público, o que é um absurdo. Jorge Zalszupin foi um dos maiores arquitetos e designers do país. Agora a casa onde ele viveu por 60 anos no Jardim Europa virou a sede de um instituto que leva seu nome, em sua memória. A visita é uma aula de design.
Cuca fresca
O calor ainda está tímido, mas o verão vem aí já já. Eu sou viciado em sorvete, e descobri a Due Due, que acabou de abrir as portas na Vila Mariana. Nem imaginava que precisava de mais uma sorveteria artesanal na cidade, mas olha.... O sorvete de pistache deles é um dos melhores que já comi, e o de goiabada vale cruzar a cidade só para experimentar.
Ceia de Natal
Por último, vou puxar a sardinha para o meu lado porque sim, eu posso. Minha marca de comida fresca e saudável, o Curi Comidaria, preparou menus para as ceias de Natal e Ano Novo que estão deliciosas, modéstia à parte. Se não quiser passar as festas na cozinha, dá uma olhada lá e me diz o que achou.
Mais boas do fim de semana no ChickenOrPasta.
Conversamos com as criadoras da feira/casa Jardim Secreto, que tem edição especial nesse final de semana