[Paulicéia 028] Galeria do DJ Sônia Abreu (e além)
A curadora da Clau Assef indica destaques da programação da Galeria do DJ e mais umas coisas legais para fazer em São Paulo.
Continuando o papo com a Clau Assef, criadora da Galeria do DJ Sônia Abreu, dentro do Centro Cultural Olido, o Paulicéia de hoje traz um pouco da programação do espaço em outubro e novembro, além de três dicas de rolês que a Clau tem curtido fazer na cidade.
Cinco destaques da programação da Galeria do DJ Sônia Abreu:
03/10: Modulação Preta com Aretha Sadick (online)
Modulação Preta é uma web-serie constituída de live sets e entrevistas focadas nas pesquisas de artistas pretas e pretos em diálogo com as linguagens eletrônicas voltadas para a produção musical. O projeto pretende mapear, revisar, resgatar e criar novos parâmetros para a história da música contemporânea produzida em território nacional a partir de contextos de troca e criação de ampla mobilização de populações periféricas, fomentados de modo independente e à revelia do desenvolvimento da indústria musical mainstream. Neste episódio, a artista convidada é a cantora, performer, modelo e apresentadora Aretha Sadick.
07/10 e 21/10: Aulx x Rádio Veneno (online)
Podcast quinzenal com o time da Rádio Veneno, uma das ilustres das webradios, com apresentação de Linda Green e convidades, conectando a programação com divulgação da Galeria do DJ.
08/10, 15/10,22/10 e 29/10: Sextou na Galeria do DJ (presencial)
DJ sets na Galeria do DJ, com presenças ilustres de Grand Master Ney, Acácio Moura, Ella de Vuono e Cashu.
12/10 - Disco é Brinquedo - Festival da Infância e Juventude (presencial)
Apresentado pela professora e DJ Carlu, o projeto busca aproximar a temática dos discos de vinil às crianças, estudando letras, musicalidade e história do Brasil.
04/11 e 18/11 - Discotecário (presencial)
Projeto de arquivo vivo dos DJs de samba rock e dos bailes dos anos 60, 70 e 80 da música black de SP, com uma série de lives, entrevistas e um site alimentado com um catálogo simples dos grandes DJs de décadas passadas. Serão inicialmente 5 DJs perfilados dentro do espaço da Galeria. Projeto criado pelo DJ Paulão, uma das autoridades em vinil na cidade de São Paulo.
Três coisas que a Clau Assef está gostando de fazer em São Paulo:
O Jerome é o novo Gallery
Já estive umas 3 vezes no Jerome e acho que eles encontraram uma forma de combinar som eletrônico com mesinhas. Pensando bem, era assim que rolava antes das discotecas, né, então me senti um pouco no Gallery, só que, claro, sem os casacos de pele e o Pedrinho Aguinaga (chequem no google, era o boy fatal da época!).
Exposição da Rita Lee no MIS
Ainda não fui, mas tô querendo ver a exposição da Rita Lee no MIS. O João Lee, filho dela, que é DJ, foi o curador e tem cuidado muito bem do legado da mãe. Aliás, vale ouvir os discos de remixes que ele produziu, tem coisas belíssimas. Na mostra tem material original selecionado pela própria artista e pelo João. Peguei essa frase dele do site no MIS: “Convido você a dar uma espiada nas lembranças que minha mãe guardou dos seus 50 anos trabalhando com música por este mundo afora, quando subia no palco e dividia com o público suas peripécias, cantando e dançando. Tempos inesquecíveis, maravilhosos e divertidos”.
O Beco do Batman aos sábados
Tô adorando virar turista em São Paulo, porque fazia tempo que não saía de casa e foi assim que me senti quando redescobri o Beco do Batman de sábado. Tem uma feirinha com roupas e muitas coisas legais, e uns bares com cerveja e drinks ótimos. E peguei amor numa portinha que vende sandubas e toasts de abacate. É uma delícia se perder por ali sem hora pra ir embora.
Tá com saudade de dicas? Então lê o Paulicéia de sexta, com um algumas coisas legais para fazer em São Paulo no mês de outubro.