[Paulicéia 020] Não existe resposta fácil para o futuro da noite em SP
Na impossibilidade física de acontecer, as festas seguem via Twitch.
TL;DR 👉 O não-lugar da cena noturna paulistana. O Som da Pandemia e as melhores web-radios com a Grazi Flores, nossa entrevistada da semana. O futuro do rolê sendo discutido na Fervo Conference até sábado.
Não existe resposta fácil para o futuro da noite de São Paulo. Amplamente considerada uma das melhores, mais diversas e vanguardistas noites do mundo, a cena underground da capital já vinha enfrentando momentos difíceis antes da pandemia, com o endurecimento de setores conservadores e a falta de apoio do poder público. Mas dificuldades nunca foram novidade, e quando deixam de acontecer em um lugar, as festas sempre encontram outro espaço, mudando das ruas do centro da cidade para galpões na Zona Leste, de casas noturnas para botecos debaixo do Minhocão. Na prática, bem ou mal, sempre encontram público.
A situação, como tudo o mais, encontrou outro tipo de desafio depois de março de 2020: a impossibilidade física de acontecer. Ainda que festas clandestinas sejam uma realidade (não restrita a gênero musical), a larga maioria dos profissionais da cidade, como DJs e produtores de eventos, se viu impossibilitada de continuar trabalhando. E conforme ficou claro que as restrições não seriam coisa de umas semanas ou alguns poucos meses, todo mundo se viu obrigado a repensar opções.
Passado mais de um ano e meio do começo da pandemia, festivais de música via Twitch e festinhas de Zoom passaram a fazer parte do vocabulário tanto quanto ações de crowdfunding para ajudar espaços e profissionais. Aos poucos, começam a dar espaço para iniciativas presenciais, como festas sem pista de dança, em espaços abertos com capacidade reduzida e o público em mesas, ou sessões de descarrego social acontecendo de forma espontânea e clandestina em botecos da cidade. Mas fato é que só após uma reabertura completa, e ainda sem data certa para acontecer, é que a cena noturna paulistana terá a dimensão exata de quantas pessoas foram afetadas por essa interrupção, quantas foram fazer outras coisas da vida, quanta gente mudou de cidade ou país. Onde as festas vão acontecer, qual será a trilha sonora da São Paulo pós-pandêmica, que marcas vão patrocinar esse momento – e, principalmente, quando ele vai acontecer? É tudo incógnita.
A única coisa que dá para saber é que, como sempre, a festa vai continuar.
Discutindo o futuro do rolê
A Fervo Conference segue acontecendo até sábado. Trata-se de um evento 100% online e gratuito que reúne protagonista da cena noturna de São Paulo para discutir o impacto da pandemia no setor. Na programação estão lives de discotecagem, shows, um talk show do Novíssimo Edgar, workshops voltados para divulgação e questões de saúde, e mesas de conversa entre produtores de eventos. Eu participo como mediadora da mesa de encerramento, "Explicando a cena", no próximo sábado, das 19h às 20h30, com Sento mesmo, Cultura de pista, Versa e Goma rec.
Qual é o som da pandemia?
O Som da Pandemia é o programa de entrevistas com personagens da cena, que a Grazi Flores faz no projeto Lacuna Tropical desde fevereiro passado. Conversa muito com o que eu faço aqui no Paulicéia: como tem sido e o que será depois? "Todos os episódios são uma viagem pela cronologia e experiência dos DJs, passando pela pré-pandemia, pandemia e expectativas para o pós-pandemia," conta a DJ. Abaixo, Grazi indica alguns de seus episódios preferidos até agora:
DJ Bela: mudança de carreira, pandemia e discotecagem com direito à scratch e lives
Próximos sets da Grazi Flores na internet
Spectral Flux, dia 11/09 às 20h
http//twitch.tv/spectral_flux
Rádio Papoula, dia 25/09 às 17h
http://twitch.tv/djgraziflores
Para ouvir em casa:
"A Dublab Brasil e a Function FM tem transmitido conteúdos musicais de grande qualidade, mas tem muita gente fazendo ótimos projetos," aponta Grazi. Aqui vão alguns – já pedindo desculpas se faltou alguém, indique outros nos comentários abaixo!
Via Twitch
Segunda Sem Lei
Domingueira Sessions
Quarta Boogie
Coletivo Hangover
Uh! Manas TV
Pira Coletiva
Baile dos Guri
Rádio Neutra
Beatplay
Por aí
Neurokat Records
Coletivo 4x4
Bicuda
Coletivo Núcleo
Coletivo Bruta
Coletivo de Lixo
Label Disorder
Rádio Vitrine
Na caixinha de comentários
Como está sendo a sua relação com festas? A flexibilização regulamentada de protocolos dos eventos é só uma parte da história: enquanto parte dos profissionais afetados pela pandemia discutem como voltar a trabalhar, é fato que muita gente já está em modo vida normal na cidade.
E por aí, como está sendo?