[Paulicéia extra] Sete coisas para fazer em SP em outubro (e um pedido meu)
Você tem tempo para responder uma... pesquisa?! É rapidinho! Juro!
TL;DR: podcast sobre o Copan, restaurante jamaicano, jantar congolês, aulas do Museu do Ipiranga, novas mostras da Japan House e IMS, a volta da feira Jardim Secreto no Bixiga… e um pedido especial (continue lendo!)
Podcast "Copan: edifício em movimento"
Em formato narrativo, a atriz e diretora Mika Lins (que mora no Copan há vinte anos) conta as muitas histórias desse cartão-postal de São Paulo. No primeiro episódio, o DJ KL Jay percorre o térreo do Copan para contar suas memórias do edifício que foi cenário da gravação da primeira demo dos racionais MC's. Episódios novos às segundas no Spotify (e onde mais você ouvir podcasts).
Equilíbrio Daisy Baloon na Japan House
A nova instalação da Japan House tem inspiração nos ciclos da natureza ao mostrar a inevitabilidade através de… nove mil balões de ar! Fica até 28 de novembro e o agendamento é opcional (mas uso de máscaras segue obrigatório e tem limitação de público).
Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros
A mostra é dedicada à trajetória da autora mineira e inclui sua produção autoral para além de "Quarto de Despejo", com poesias, cartas e incursões como compositora, cantora e artista circense. Fica até 30/01/2022 e o agendamento é obrigatório.
Cozinha Bruta visita restaurante jamaicano
O jornalista Marcos Nogueira, que escreve a coluna Cozinha Bruta aos sábados na Folha de São Paulo, estrela o programa de mesmo nome no canal Sabor & Arte, no YouTube. No primeiro programa, Marcos visita o Jerky’s, o único restaurante jamaicano de São Paulo, para mostrar a receita carro-chefe da casa: um frango marinado em especiarias e assado na brasa. Deu fome? Deu.
Cursos online do Museu do Ipiranga
Enquanto se prepara para a reabertura (em 2022), o Museu do Ipiranga tem marcado presença forte nas redes sociais, registrando as muitas etapas das obras de restauro, como a colocação do piso de pedrinhas portuguesas, e achados históricos. E acaba de lançar uma série de cursos, todos gratuitos e online, no mês de outubro: “Memórias da Independência” (dias 5 e 6), “Ambiguidades da Preservação de Acervos” (dias 19 e 20), e “O programa de Educação do Novo Museu do Ipiranga” (dias 26 e 27). São 300 vagas para cada curso, que tem duração de seis horas.
Jantar africano em casa: "Loso ya muamba"
A receita afetiva preparada por Hortense Mbuyi, da República Democrática do Congo, traz um arroz com creme de amendoim, linguiça calabresa e legumes refogados (repolho roxo, abobrinha, cenoura). Cada prato sai por R$35 + taxa de entrega e pode vir em versão vegana também. Reservas até o meio-dia de 06/10 no Iperum.
Feira Jardim Secreto no Mundo Pensante
Com o retorno inevitável dos eventos presenciais, a instituição "feirinha alternativa" também volta a acontecer. Uma das mais famosas da cidade em tempos pré-pandemia, a Jardim Secreto, ocupará o Mundo Pensante, ali no Bixiga, durante todos os finais de semana de outubro, com programação variável. Em espaço coberto, haverá controle de entrada e o uso de máscara é obrigatório – consulte o Manual do Visitante em caso de dúvidas!
Tem muita gente chegando no Paulicéia de um mês pra cá – obrigada, vocês são todos muito bem-vindos! Mas uma coisa que talvez nem todo mundo saiba é que o Paulicéia é parte do Substack Local, uma ação global de incentivo ao jornalismo local, patrocinado pela Substack.
Dentro desse processo é muito importante pra mim entender qual é o público leitor da newsletter e, principalmente, o que esse público tem gostado (ou desgostado) de ler e quer ler mais (ou menos!).
Por isso, tô lançando uma pesquisa curta com algumas perguntas bem pontuais.
É via Tally e eu não guardo e nem compartilho esses dados com nenhuma plataforma, são apenas para meu uso editorial, ok? Se você tiver cinco minutinhos para falar comigo através do formulário, agradeço demais.
→ RESPONDA AQUI ←
E espalhe (se quiser).
Rafael Takano e a festa Súbete — uma festa de beats latinos comandada por um DJ oriental: isso é muito São Paulo.