[Paulicéia extra] Primavera da Solidariedade

Ocupação solidária na Praça Pérola Byington vai até 31 de outubro. Saiba como ajudar.


40 dias de solidariedade, espírito comunitário e respeito na Praça Perola Byington:
entre os dias 22 de setembro e 31 de outubo, um grupo de voluntários vai levar refeições para a população desabrigada de São Paulo, realizar atividades para a comunidade, montar exposições e ocupar a praça da forma mais bonita: por gente que respeita gente, honrando a história de um dos hospitais mais tradicionais de São Paulo, o Pérola Byington — Centro de Referência da Saúde da Mulher.

O evento é assinado pela União das Mulheres e conta com o apoio da Vereadora Erika Hilton, Bixiga sem Medo, MUMBI, Pão do Povo de Rua, Bixiga sem Fome e Instituto Vida de Direitos Civis e Ecológicos. Essa thread explica a história e motivação do ato:

Há várias formas de se envolver e ajudar: indo até a praça e participando das atividades como voluntário/a (escreva para primaveradasolidariedade@gmail.com), divulgando em suas redes sociais e fazendo doações em dinheiro (via abacashi ou pelo pix primaveradasolidariedade@gmail.com). Todas as prestações de contas estão sendo divulgadas no Instagram:

II Festival do Tambaqui da Amazônia: Conexão Rondônia e Campo Limpo

A Agência Popular Solano Trindade, do Thiago Vinicius (nosso entrevistado da semana passada) realiza um banquete amazônico no Capão Redondo nesse domingo. É o segundo Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, um festival nacional realizado simultaneamente em todas as capitais do país e em 30 municípios de Rondônia, o estado com a maior produção nacional da espécie.


Com uma carne branca, suculenta e de fácil preparo, o tambaqui será preparado “à moda rondoniense”: assado na brasa com sal. É a primeira vez que o Festival Nacional do Tambaqui acontece em São Paulo, e na data mais de 300 bandas de tambaqui para as periferias da zona Sul de SP.

As bandas serão assadas na sede da Agência Solano Trindade, das 12h às 18h, e cada prato custará R$20. Reservas no WhatsApp (11) 98593-8057.

Share Paulicéia

Ocupação Paulo Freire no Itaú Cultural

O filósofo, escritor e educador pernambucano Paulo Freire é o homenageado da 53ª edição da exposição Ocupação Itaú Cultural. A mostra celebra o centenário de Freire, que é referência mundial em alfabetização e marcou a história da educação no Brasil.


Ocupação Paulo Freire

De sábado 18 de setembro a domingo 5 de dezembro de 2021 
Aberto de terça a domingo 11h às 19h
Entrada gratuita

Share Paulicéia

Soy Loco por Ti Juquery

Mais antigo hospital psiquiátrico do Brasil, o Juquery é inspiração e palco de intervenções artísticas. A mostra Soy Loco Por Ti Juquery” está na quarta edição e vai até o dia 19 de setembro, com obras espalhadas por Franco da Rocha (SP), no Museu de Arte Osório Cesar e no Complexo Hospitalar do Juquery. Entre os destaques, a artista sul-coreana Eun-hye Jung, portadora de síndrome de down, que troca de experiências e conversas e através de desenhos com pessoas ao redor do mundo. Jung apresenta "Conexão Franco-Coréia”, resultado de sua troca com artistas francorrochenses como Antonio Rosas Satílio, que passou pelo Juquery, mora na primeira Residência Terapêutica de Franco da Rocha e instalou um ateliê de pintura no município.


Facundo Guerra, o empresário paulistano criador do Bar dos Arcos (e outras coisas mais!) conta porque sua próxima aventura, a renovação de um tradicional ponto do centro da cidade, pode ser a derradeira.