Atenção!

TL,DR 👉 Junho é o último mês do Paulicéia; Guia Paulicéia será parte da newsletter Tá Todo Mundo Tentando.

Amigos apoiadores,

O Paulicéia, como é hoje, está chegando ao fim. E esse email é para agradecer a você, uma das pessoas que escolheu apoiar financeiramente esse projeto nesse período. E também é para contar o que vai acontecer daqui para frente, um email totalmente sincero e um pouco longo, que ao final pede que você tome a decisão de encerrar seu apoio de R$15/mês ou passe a apoiar a Tá Todo Mundo Tentando, minha outra newsletter, que a partir de julho incluirá as dicas semanais do Guia Paulicéia.

Quando criei o Paulicéia, em abril de 2021, a pandemia estava no auge e eu tinha acabado de ser demitida. A oportunidade do Substack Local, o programa do Substack que deu origem e sustentou essa newsletter até aqui, tinha mais a ver com a minha vontade de me reconectar com meus assuntos — e com minha própria voz como escritora — do que com a pretensão de criar um projeto de mídia independente, que é a intenção da maior parte dos meus colegas que também receberam o aporte financeiro do Substack.

Me sinto realmente satisfeita com o projeto até aqui. Claro que houve revezes: entrevistas que ficaram pelo caminho, gente com quem eu quis falar e não me recebeu, gente que sequer respondeu minhas mensagens. E também entrevistas que não funcionaram e reportagens que eu mesma não consegui desenvolver como gostaria. Tudo isso é esperado, faz parte da rotina do jornalista de qualquer área. Mas é exceção. A maior parte do Paulicéia foi de ótimas trocas com pessoas incríveis sobre as quais eu genuinamente quis saber mais e que me deram a chance de poder mergulhar em histórias e personagens da minha cidade — sem contar a possibilidade de acompanhar as transformações de São Paulo durante um período tão único. Por tudo isso, o Paulicéia chega ao final, pra mim, como um sucesso. Mas um sucesso com começo, meio e fim.

Eu continuo tentando

Pesa aqui também outro fator, chamado Tá Todo Mundo Tentando. A TTMT é a minha outra newsletter, um projeto pessoal que já existia antes do Paulicéia, o espaço no qual dou vazão à minha porção escritora, mais do que jornalista — e “escritora” é o que eu boto em ficha de hotel, é como me identifico, é a profissão para a qual me dedico.

A TTMT é a newsletter que tem a minha cara e que por isso mesmo repercute muito bem. É um envio semanal, sempre com uma crônica (em áudio e em texto) e dicas culturais. A TTMT hoje tem cerca de cinco mil assinantes (um número que não para de crescer organicamente), com uma taxa de abertura (o dado mais importante para quem faz newsletter) que nunca fica abaixo de 40%. E por isso, ao invés de manter duas newsletters, vou terminar a Paulicéia junto com o fim do Substack Local, e transferir o Guia Paulicéia (as dicas de sexta-feira) para a Tá Todo Mundo Tentando, como um complemento do conteúdo que eu já envio normalmente, só para apoiadores.

Então você que gosta das dicas do Guia Paulicéia PODERÁ CONTINUAR RECEBENDO junto com a Tá Todo Mundo Tentando. E poderá continuar apoiando meu trabalho também, o que me deixa imensamente feliz.

Em resumo

  • O Paulicéia terá sua última edição enviada em 24/06.

  • O Guia Paulicéia passará a fazer parte da newsletter Tá Todo Mundo Tentando a partir de 01/07.

  • Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento nesse link.

  • Você pode assinar a Tá Todo Mundo Tentando nesse link.

  • Se você quer migrar a sua assinatura para a Tá Todo Mundo Tentando e nao sabe como, responda nesse email que eu te ajudarei no processo.

  • Se o seu plano é ANUAL e você quer cancelar e receber o reembolso do período que falta, fale comigo: é possível tanto fazer um estorno do valor quanto migrar seu plano para a outra newsletter.

  • Caso você não tome nenhuma atitude em relação ao seu pagamento, eu mesma irei cancelá-lo em 28/06.

Eu gostaria muito de seguir contando com sua leitura e seu apoio na Tá Todo Mundo Tentando. E também gostaria muito de saber o que você pensa e o que você achou do Paulicéia – como sempre, é só responder me mandar um email.

Mais uma vez, muito obrigada,
Gaía Passarelli

Por Gaía Passarelli

Escritora e repórter com uma longa carreira no jornalismo cultural brasileiro, Gaía criou em 1997 um dos primeiros sites de música do país e escreve na internet sobre cultura e comportamento desde então. Você pode encontrá-la no Twitter, Instagram, Medium e na newsletter semanal Tá Todo Mundo Tentando.

Substack Local

A Paulicéia tem apoio do Substack Local, iniciativa da Substack para desenvolver iniciativas de jornalismo local em todo o mundo.


People

Gaía Passarelli
Tá todo mundo tentando: crônicas do mal estar cotidiano, todas as sextas-feiras em texto e em áudio.