28 Comments
author

oi colegas \o/

não puder ficar hoje pra salinha do substack grow (cansada, real, ODIEI que eles me chamaram p falar) mas fiquei pensando: alguém aqui tem/pretende ter planos de "go paid"?

se sim, quando/como?

se não, pq?

Expand full comment

Vocês planejam a estrutura e o tema da newsletter desde o início; ou eles vão surgindo durante o processo?

Expand full comment
author

O Felipe falou um lance aí em um comentário abaixo que é algo em que tenho pensado: tamanho da newsletter. Tenho um editor que trabalha comigo no Paulicéia (pq eu não consigo apurar, entrevistar, escrever AND editar meu próprio texto três vezes por semana) e ele sempre reclama que "muito longo". Mas eu acho que isso é meio vício de gente que tinha blog e vivia naquela lei de que "se for muito longo a pessoa não lê". e newsletter não é blog. a pessoa escolheu receber. e, mais a mais, se ela não ler até o final... qual o problema exatamente?

enfim, isso é uma questão pra vcs?

Expand full comment

Pessoal, minha primeira contribuição é uma dica de plataforma pra fazer pesquisas que achei bem bonita e mais profissional que Google Forms.

https://tally.so/

Aqui um exemplo da que eu fiz pra minha news:

https://tally.so/r/w24RLm

Expand full comment
author

aqui não tem nada de BRAZEEL mas só pq fiquei impressionada: o Salman Rushdie agora tem um Substack

https://salmanrushdie.substack.com/welcome

Expand full comment
author

colegas, não sei se vcs participam disso aqui:

https://lu.ma/office-hours

são os 'office hours', sessões semanais via thread, às vezes com tema e convidados especiais, em que a equipe do substack responde perguntas. é legal pra mandar sugestões de melhorias pra plataforma tb.

talvez participar do grow e dos office hours seja muita coisa, mas também fica online pra ver depois. a sessão de hoje é uma 'shout out thread', que os substackers usam pra divulgar suas newsletters/projetos — mais ou menos oq a gente tá fazendo aqui, mas em inglês, se vocês estão procurando MAIS newsletters pra seguir, sempre dá pra achar umas legais:

https://lu.ma/event/evt-GlvntG1XryIeVOg?pk=g-rDvzs7SyuD8iqRJ

Expand full comment
author

uma coisa boa substack-related que aconteceu pra mim essa semana: assinar o canva pro. foi sugestão dos designers do substack grow semana passada. eu gosto do layout da minha newsletter, gosto do logo que a milo criou, mas rolou uma inspiração pra dar um talento a mais e passei uns dias explorando ideias como section dividers e bordas para fotos. mas acho que é menos sobre criar uma experiência bonita e mais sobre acertar o formato do paulicéia, que sinto que ainda não acertei.

Expand full comment