[Paulicéia 002] Levante pela Terra e o momento urgente da luta indígena
É hoje a votação que vai definir a sobrevivência das Terras Indígenas no Brasil. Protesto em São Paulo na Avenida Paulista às 14h.
Bem-vindo à Paulicéia, boletim bissemanal sobre a cultura em São Paulo durante a pandemia, e o que será depois. Essa é a segunda edição e continua no tema da edição passada: #JaraguáÉGuarani. Nos links a seguir, mais rap indígena, links atualizados sobre a votação do PL490 no STF que acontece HOJE, e os protestos da comunidade guarani mbya.
Hoje, 30/06/2021, acontecem atos em todo o país para pressionar a votação do PL490. O projeto de lei propõe, entre outros retrocessos graves, uma nova demarcação de terras indígenas com base em marco temporal datado de 1988. E, claro, ignora o fato de que todo o território brasileiro é território indígena.
A decisão de hoje afeta diretamente o povo guarani do Jaraguá, que já lida com problemas como terreno invadido pela construtora Tenda, servir de depósito de animais dos bairros vizinhos, e um novo ministro do meio-ambiente de olho em suas terras.
O ato em São Paulo está marcado para acontecer na frente do Tribunal Regional Federal, na Avenida Paulista, às 14h. Se você puder, vá. De qualquer forma, espalhe:
Para entender do que se trata a PL490, leia a carta preparada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, assinada por personalidades da política e da cultura, e enviada hoje ao STF.
O podcast Zigue Zague, em episódio de abril passado, trouxe entrevista com André Baniwa, vice-presidente da Associação Indígena da Bacia do Içana, sobre como o povo Baniwa tem enfrentado a pandemia, como o Estado brasileiro vem lidando com as questões indígenas (dica: não está lidando muito bem, não) e o que é possível fazer para mudar esse cenário. O PL490 está no assunto.
Esse post da Mídia Guarani Mbya, entidade coordenada por Wera Mirim, tem informações pontuais para quem quer se envolver na causa indígena.
Oz Guarani: o que ouvir
Veja também:
Aldeia Guarani combate as trevas na Zona Norte de São Paulo (UOL Tab)
Morte de anciãos por covid19 ameaça línguas indígenas do Brasil (National Geographic)
A vida indígena nas cidades (Mongabay)
Jovens indígenas da Zona Norte de São Paulo cantam em guarani para defender causa indígena (G1)
Atrás da Pedra: Resistência Indígena (documentário de 2015 sobre a luta da Terra Indígena do Jaraguá)
A próxima edição do Paulicéia será sobre afroturismo. O fundador e a CMO da Diáspora Black, hub de conhecimento afro com sede em São Paulo, falam sobre como os rolês criados por e para pessoas negras podem mudar o significado do turismo em São Paulo.
Expediente
Por Gaía Passarelli
com Substack Local
Direção de arte: Milo Araújo
Transcrição: Camila Mazzini
Edição de texto: Mateus Baldi
Logotipo inspirado no Piso Paulista de Mirthes Bernardes.