[Paulicéia 004] Turismo em São Paulo

Caminhada Negra em São Paulo dia 18, e uma thread para trocar dicas de lugares para visitar

Bem-vindo à Paulicéia, boletim bissemanal sobre a cultura em São Paulo durante a pandemia, e o que será depois.

Na entrevista de segunda-feira, a Adriana e o Antônio contaram sobre a jornada e os desafios da pandemia da Diaspora.Black. Também lembraram que São Paulo conhece muito pouco da história de sua população negra, e confirmaram a expectativa para o aumento do turismo doméstico a partir do segundo semestre deste ano. Como a Adriana disse na entrevista, turismo é uma forma de contar histórias, e essas histórias são importantes.

Muito da história da cidade pode ser compreendida a partir da Caminhada São Paulo Negra, que acontece no próximo dia 18. A tour passa por lugares importantes da história dos negros em São Paulo, como as igrejas Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Nossa Senhora dos Enforcados e o antigo Pelourinho, no bairro da Liberdade — que antes de ser conhecido como bairro oriental era uma região ocupada pela população negra da cidade, em processo similar ao que aconteceu com o Bixiga.

compartilhe esse post


Turismo em São Paulo: você pratica?

Por estar sempre muito interessada na história da minha cidade, que é parte da história de quem sou, o turismo em São Paulo é um dos assuntos que mais me interessam. Foi consequência natural da minha fase repórter de viagem (inclusive: saudades, era bem legal), de quando comecei a "viajar na minha cidade". Tirar uma tarde para conhecer um bairro novo, experimentar uma comida que não conhecia, visitar uma feira de comunidade imigrante ou praticar escapismo dentro de museus: isso mudou minha relação com a cidade.

Uma das ferramentas mais bacanas que o Substack oferece são as "discussion threads", um tipo de fórum de discussão muito simples e fácil de usar localizado dentro de cada edição do boletim. Eu tenho usado (timidamente) no Tá Todo Mundo Tentando e quero experimentar por aqui.

Como fazer turismo em São Paulo é o assunto da primeira thread do Paulicéia.

Todo mundo que vive São Paulo tem alguma sugestão (paulistanos falam “dica”) de coisa para fazer. As respostas de vocês, é claro, vão me ajudar a encontrar os próximos temas do Paulicéia – a gente ainda tem muito assunto pela frente.

deixe uma dica

compartilhe esse post


Leia também:

Curso História dos Movimentos Negros Brasileiros (Diaspora.Black)

Seis lugares para você conhecer a história do negros em São Paulo (BuzzFeed)

Embaixadora do turismo, Black Bird completa três anos e tem meta de expansão (Guia Negro)

Vídeo: o que é afroturismo (Viagem Preta)

Conheça lugares que preservam a memória afro de São Paulo (Folha)


A próxima semana do Paulicéia será ˜intensa, com Museu de Arte de Rua, centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e a importância da organização do setor cultural como agente de transformação social. Com a palavra: Alê Youssef, Secretário de Cultura de São Paulo. E, sim: ele fala sobre Carnaval 2022.

Você pode apoiar o projeto nas modalidades mensal, anual e membro fundador. Por enquanto, todos os posts serão abertos e os benefícios para apoiadores serão anunciados nos próximos meses.

Gosta deste boletim? Nos ajude a espalhar: assine e compartilhe.


Expediente

Por Gaía Passarelli
com Substack Local
Direção de arte: Milo Araújo
Transcrição: Camila Mazzini
Edição de texto: Mateus Baldi
Logotipo inspirado no Piso Paulista de Mirthes Bernardes.