[Guia Paulicéia] Coisas para fazer em São Paulo
E a homenagem da artista plástica paulistana Adriana Marto para os 468 anos da cidade
Bom, então esse 25 de janeiro não é feriado em São Paulo1. A data, comemoração dos 468 anos da cidade, entrou em um pacote de feriados adiantados em 2021, de forma que o feriado se tornou facultativo. De qualquer forma, a Prefeitura considera esse fim de semana como ponto de partida para a comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 19222 – assunto do Paulicéia de quarta-feira e também da próxima segunda.
A edição de hoje traz sugestões de coisas para fazer na cidade na semana de aniversário, e vem ilustrada pela artista plástica paulistana Adriana Marto, formada em arquitetura e urbanismo, uma atenta observadora de São Paulo.
Reabertura do Cine Bijou
Eu sou antiga o suficiente para ter visto muitos filmes no Cine Bijou, na Praça Roosevelt, quando este era parte do chamado "circuito alternativo" da cidade – aos poucos desmantelado pela ascensão dos cinemas de grandes redes em shopping centers, mas dos quais ainda sobrevive o Belas Artes. Então a notícia da reabertura do Bijou, no dia 25/01, é motivo de alegria por aqui. O primeiro filme a ser mostrado na tela será a biografia de Zuzu Angel estrelada por Patricia Pilar – a atriz dá nome à sala.
Caminhada histórica no Bixiga
Passeio a pé pelas ruas do bairro, no domingo dia 23, com passage pela Vila Itororó, Basilica Nossa Senhora do Carmo, Castelinho da Brigadeiro, Teatro Oficina e outros pontos de interesse histórico. Ingressos no Sympla.
Aniversário de São Paulo no CCSP
A comemoração de aniversário da cidade se junta à celebração do centenário da Semana de 22 numa série de eventos que começam no dia 22/01, com Badsista. Uma performance do ator Pascoal da Conceição, como Mário de Andrade, apresentações de Meta Metá e Clube do Balanço com Paula Lima, uma mostra de cinema modernista e do Coletivo SHN também estão na agenda do fim de semana.
Curso Redescobrindo São Paulo
O Instituto de preservação de memória do bairro realiza a partir do dia 28/01 a sexta edição do curso "Redescobrindo São Paulo”, que busca reconstruir o entendimento da formação histórica da cidade com novas fontes de pesquisa e abordagem de temas como as relações entre periferia e centro e os modelos vigentes de narrativas dos períodos colonial, imperial e republicano.
A Noite Estrelada de São Paulo no Parque Belém
A "Noite Estrelada" de Van Gogh é tema de seis obras de grafiteiros de São Paulo convidados a expor na Fábrica de Cultura do Parque Belém. Não escapa aqui a ironia de que o céu de São Paulo não tem estrelas.
Arqueologia Amorosa de São Paulo
O Museu Afro Brasil abre na terça, dia 25, sua primeira grande exposição de 2022: uma grande homenagem à capital paulista. Obras de Ramos de Azevedo, imagens dos Carnavais da Avenida Paulista, objetos da Revolução Constitucionalista de 1932 e lembranças do Quarto Centenário e da construção do Parque Ibirapuera se juntam a documentos, retratos e manuscritos de Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Flavio de Carvalho, Geraldo de Barros e Zanini Caldas, entre muitos outros.
O Centro pelo olhar das mulheres
A historiadora Thais Carneiro leva quem quer conhecer melhor a história paulistana em um passeio através dos olhares de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Pagu, discutindo em que pontos as mulheres estão ou não presentes no discurso e na arquitetura da cidade. Ingressos no Sympla.
Goivas & Estiletes: um diálogo entre Daniel Melim e Lívio Abramo
A xilogravura de Lívio Abramo (1903-1992) e o estêncil de Daniel Melim são as técnicas da primeira exposição da Choque Cultural em 2022, olhando para um momento específico da arte moderna brasileira: as décadas de 1940 e 1950, período da criação do MASP e da Bienal.
Conheça a programação do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo: Agenda Tarsila
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/01/13/25-de-janeiro-sera-feriado-em-sp-entenda-situacao-em-2022.htm
https://www.capital.sp.gov.br/noticia/aniversario-de-sao-paulo-abre-programacao-do-centenario-da-semana-de-arte-moderna-de-1922