[Paulicéia update] Mudanças na Secretaria Municipalde Cultura e #MarcoTemporalNao
E outras coisas mais
TLDR 👉 Aline Torres é a nova secretária municipal de cultura. Josélia Aguiar pede desligamento da Biblioteca Mário de Andrade. Mega-acampamento de povos indígenas ocupam Brasília contra o Marco Temporal. São Paulo flexibiza regras para comércio e eventos, mas pandemia ainda não acabou.
Esse é um email extra do Paulicéia para registrar mudanças relevantes em relação a dois entrevistados recentes. O Alê Youssef anunciou, na noite dessa quarta-feira, sua saída da Secretaria Municipal de Cultura — a gestão de Youssef foi tema da conversa com ele, publicada em começo de julho. Logo na sequênciaa Josélia Aguiar, entrevistada essa semana aqui no Paulicéia, também comunicou que está deixando a direção da Biblioteca Mário de Andrade. Ontem, quinta-feira, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a pesquisadora Aline Torres como nova secretária1. Na transição, é esperado que outras diretorias de instituições culturais ligadas à Secretaria Municipal de Cultura também sofram alterações.
Como apoiar a luta indígena em Brasília
Em extensa reportagem publicada ontem, a Folha de São Paulo2 conta sobre as decisões de adiamento e quais são as ações dos mais de seis mil membros de 176 povos originários que estão em Brasília pressionando o STF para vetar as novas demarcações de terra. Como disseram os integrantes do Oz Guarani na primeira edição do Paulicéia: a história dos povos indígenas não começa em 1988. Ee você, como eu, é uma pessoa do Twitter, siga e espalhe a hashtag #MarcoTemporalNão.
Apoie o acampamento dos povos indígenas em Brasília
Apoie o Plano de Emergência Indígena da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
PIX: apoinmebra@gmail.com
QR code
Apoie a Kunangue Aty Guasu que está mantendo as mulheres Kayoxá e Guarani em Brasília até setembro
PIX: luta.guaranikayowa@gmail.com
QR code
Tá indo praonde?
A pandemia não acabou, mas é só dar uma volta nas ruas de São Paulo para achar que sim. Com parte da população vacinada, o governo achou que esse é um bom momento para autorizar eventos e flexibilizar algumas regras3. Mas é importante lembrar que variante delta está entre nós e que ainda é tempo de manter cuidados sensatos como usar máscaras adequadas e evitar situações de aglomeraç˜ão. Esse post do Projeto Colabora é um bom guia de diretrizes que ainda precisamos tomar.
Na próxima semana
O assunto é totalmente outro (e necessário): festas. Falei com a Grazi Flores, DJ e fundadora do Lacuna Tropical, contando como foi se manter ativa durante a pandemia participando de festas, organizando um festival e criando um talk show – tudo online. Se esse assunto te interessa, vale ficar de olho na Fervo Conference, encontro virtual do nightlife paulistano para debater o presente e o futuro das festas. É gratuito e 100% online.
Quando vi as matérias das saídas, lembrei de você na hora. Ainda bem que deu tempo de publicar.